
Fearless é uma pista super rápida que dá voltas e mais voltas entre Armco e Stonewall.
Portugal é também a casa da segunda ronda do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA com partida no Circuito Paul Ricard. Esta é a última chance de ver a Citroën na Europa este ano antes das rodadas asiáticas no Japão, China, Tailândia e Catar.
Depois da corrida no Porto, a nova pista é agora em Vila Real. Esta pequena cidade de 50.000 habitantes fica na região do Douro. É considerada o berço do desporto motorizado em Portugal, onde desde a primeira corrida realizada em 1931, se enraizaram verdadeiras tradições. E agora a cidade volta aos holofotes com a volta de um grande evento internacional.
Antes de partir para a Península Ibérica, os pilotos da equipa Citroen prepararam-se cuidadosamente para a luta que se aproximava. Em primeiro lugar, significava ser muito, muito rápido. As curvas e a velocidade são mantidas nas manobras, e apenas as chicanes, que marcam o final dos trechos mais rápidos, permitem a desaceleração dos carros. Como a pista é de rua, não há zonas de desaceleração. Cometa um erro e bata em barreiras de metal. E quando a pista sai do centro da cidade e atravessa as vinhas, é difícil acreditar que é para um rali, porque está rodeada de muros de pedra!
A pista é muito rápida, com velocidade média de mais de 150 km/h, disse Yvan Müller. “Ao contrário do Porto, estou preocupado em não conseguir ultrapassar porque terei de travar em curvas rápidas. Eu costumo pensar que a pole position é 50% do caminho para a vitória. O Villa Real vai precisar de 80%.”
Loeb acrescenta: “Precisamos fazer as perguntas certas para descobrir o que é melhor: entrar no Q3 e conseguir uma posição ou se classificar entre os dez primeiros para uma corrida em que as posições iniciais são invertidas. Esta pista era para ser um verdadeiro teste de direção, mas a falta de zonas de aceleração também foi decepcionante”.
“A natureza ondulante da pista me lembrou uma miniatura do Circuito Norte”, disse López. Em particular, a primeira das duas curvas à esquerda no centro da longa reta foi muito difícil para os pilotos. A primeira das duas curvas à esquerda, principalmente na reta mais longa, exige esforço máximo dos pilotos.
Qing acrescenta: “Como a FIA provavelmente exigirá algumas mudanças nas curvas para o link, será muito difícil manter o carro na pista, especialmente em superfícies irregulares”.
Resultados
Após sete etapas e 14 corridas, López (5), Müller (4) e Loeb (3) venceram 12 vezes. A mesma coisa acontece na classificação do Mundial: o piloto argentino está à frente dos dois alsacianos por 39 e 74 pontos. Nesta temporada estão separados do título por 275 pontos! A Volta a Portugal pode fechar ou alargar essa lacuna.
Com dois lugares no pódio, Tsinghua ainda espera pela primeira vitória. Tal desempenho teria colocado o piloto chinês em quarto lugar geral, à frente de seus rivais. Monteiro, Michelis e Tarquini. Antes da corrida em Vila Real, estavam separados por apenas quatro pontos.
A Citroën somou 95 pontos em quatro corridas e liderou a classificação dos pilotos. A diferença de 193 pontos garantiu que o time entrasse nas férias de verão de cabeça erguida.